Ex-chefe da diplomacia senegalesa nomeado enviado especial da Francofonia no Mali
Paris, França (PANA) - A secretária-geral da Francofonia, Louise Mushikiwabo, designou o ex-ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Cheikh Tidiane Gadio, como enviado especial para o acompanhamento da situação no Mali, anuncia um comunicado desta instituição francófona transmitido à PANA.
Esta designação inscreve-se no quadro da resolução adotada a 25 de agosto último pela 111.ª sessão extraordinária do Conselho Permanente da Francofonia (CPF), para apoiar o processo de restauração das instituições democráticas no Mali e contribuir para encontrar soluções duradouras e credíveis para a crise maliana, tendo em conta expetativas dos cidadãos malianos.
Em estreita coordenação com os parceiros internacionais, principalmente a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a União Africana (UA), o enviado especial da OIF terá como tarefa apoiar a secretária-geral da Francofonia no acompanhamento do processo de transição civil, indicou o comunicado.
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Senegal de 2000 a 2009, Tidiane Gadio liderará, nos próximos dias, uma missão de alto nível em Bamako, a capital maliana, lê-se nop texto.
A delegação integrará, nomeadamente Nadia El Yousfi, deputada no Parlamento de Bruxelas ( União Europeia) e Moha Ouali Tagna, embaixador de Marrocos junto da República Federal da Nigéria e da CEDEAO em Abuja, a capital nigeriana.
Cheikh Tidiane Gadio é atualmente vice-presidente da Assembleia Nacional do Senegal (desde outubro de 2019) e dirige o Instituto Pan-Africano de Estratégia Paz-Segurança-Governação (IPS).
Com uma muito rica experiência diplomática, Gadio já liderou várias missões de mediação e facilitação, nomeadamente para a União Africana (UA), a CEDEAO e a Organização da Cooperação Islâmica (OCI).
A OIF agrupa 88 Estados e Governos, sendo 54 membros, sete membros associados e 27 observadores.
-0- PANA CP/JSG/FK/DD 22set2020