Banjul, Gâmbia (PANA) – Três antigos altos responsáveis do Banco Central da Gâmbia estão proibidos de desempenhar cargos públicos no país até à sua morte, indica um livro branco do Governo, a que a PANA teve acesso em Banjul.
A proibição afeta Amadou Colley, antigo governador do Banco Central, Basiru Njie e Oumie Savage Samba, respetivamente antigo primeiro vice-governador e segundo governador do mesmo banco.
Segundo o anúncio, esta decisão faz parte das recomendações contidas num relatório da Comissão das Finanças sobre o ex-Presidente gambiano Yahyah Jammeh, publicado sexta-feira última.
Jammeh, que dirigiu o país durante 22 anos, é acusado de ter desviado mais de um bilião de dalasis (mais de 17,5 milhões de euros) pertencentes ao Estado.
Colley é acusado de ter permitido a retirada de vários milhões de dalasis do Banco Central Central, por meio de simples mensagens enviadas por telefone pelo antigo comandante dos guardas republicanos, o general Sulayman Badgie.
A Comissão exprimiu a sua deceção face ao comportamento destes antigos responsáveis do Banco Central que desrespeitaram as regras financeiras do Banco, permitindo assim ao ex-Presidente e aos seus colaboradores retirarem vários milhões de dalasis pertencentes ao povo gambiano.
-0- PANA MSS/AKA/TBM/IBA/FK/DD 16set2019