Agência Panafricana de Notícias

Ex-agente da Polícia Judiciária de Cabo Verde detido em Paris por roubo de cocaína

Praia, Cabo Verde (PANA) - Um ex-agente da Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana, foragido por envolvimento no desaparecimento em 2008 de 189 quilos de cocaína depositados nos cofres da instituição, foi capturado pela Interpol (Polícia Internacional) sexta-feira última em Paris (França), apurou a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

Trata-se de Alino Vieira, detido ao mesmo tempo que dois outros agentes da PJ e um taxista a pedido do Ministério Público.

Os arguidos estavam em detenção preventiva durante 16 meses na cadeia de São Martinho, nos arredores da Praia, a capital cabo-verdiana, de acordo com a fonte.

Os dois agentes foram, entretanto, postos em liberdade na sequência de um pedido de habeas corpus (o réu deve reaver a sua liberdade de movimento) interposto pelos respetivos advogados, ao passo que o taxista António Teixeira permaneceu então em prisão preventiva, tendo posteriormente sido condenado a 18 anos de reclusão, de acordo com a fonte.

No julgamento realizado em novembro de 2010, Alino Vieira foi o único dos agentes em causa condenado pelo Tribunal da Comarca da Praia a 20 anos de prisão efetiva, tendo os dois restantes, Emanuel Marques e Nelson Tavares, sido absolvidos por insuficiência de provas.

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) cabo-verdiano julgou o recurso interposto por Alino Vieira e por outros envolvidos no processo, tendo confirmado a pena de 20 anos de prisão aplicada ao primeiro pelo tribunal da primeira instância.

Entretanto, Alino Vieira, que se encontrava em liberdade provisória a aguardar pelo desfecho do processo, fugiu do país, em janeiro de 2011, tendo embarcado no aeroporto da cidade da Praia num voo da companhia aérea cabo-verdiana para Dakar (Senegal).

A detenção de Alino Vieira na capital francesa foi consumada no quadro da cooperação com a Polícia Judiciária (PJ) portuguesa que, desde 2011, vinha seguindo o seu rasto desde a sua fuga para Dakar.

Uma fonte da polícia científica cabo-verdiana revelou que está já a decorrer o processo de extradição de Alino Vieira para Cabo Verde, no quadro da colaboração Interpol/PJ cabo-verdiana.

-0- PANA CS/DD 23set2012