Dakar, Senegal (PANA) – O edil de Dakar, Khalifa Sall, foi liberto domingo à tarde, graças a um indulto concedido pelo Presidente senegalês, Macky Sall, soube a PANA de fonte oficial em Dakar.
A sua soltura foi pedido, há muito tempo, pelos seus apoiantes, dos quais a sua sucessora na Câmara Municipal de Dakar, Soham El Wardini.
Khalifa Sall foi condenado, em março de 2017, a cinco anos de prisão efetiva, por "desvio de fundos públicos", avaliados em um bilião 800 milhões de francos CFA (três milhões e 34 mil 890 dólares americanos), no quadro da gestão do fundo da Câmara Municipal de Dakar.
Segundo o decreto presidencial, o ex-edil de Dakar e seus companheiros Mbaye Touré e Yaya Bodian beneficiaram duma “perdão total das penas principais”.
Os apoiantes do ex-administrador de Dakar vinham denunciando sempre uma "perseguição política", por parte do regime no poder, a fim de o impedir de se candidatar às eleições presidenciais de fevereiro de 2019.
Eles alegavam que o regime no poder evitava uma eventual confrontação durante o mesmo escrutínio, entre o então Presidente cessante, Macky Sall, que foi reeleito para um segundo mandato de cinco anos, e Khalifa Sal, então um potencial rival.
-0- PANA AAS/JSG/FK/DD 30set2019