Ex-Primeira-Dama do Benin vai a enterrar este mês em Cotonou
Cotonou, Benin (PANA) - Os restos mortais da antiga Primeira-Dama do Benin, Honorine Marie Rose Vieyra Soglo, esposa do ex-Presidente Nicephore Dieudonné Soglo (1991-1996), vão a enterrar a 11 de setembro, em Cotonou, anunciou a comissão de organização do funeral.
Falecida a 25 de julho passado, aos 87 anos, Rose Soglo será sepultada em privacidade familiar, em Cotonou, depois de homenagens que se iniciam a 08 de setembro na sede da associação "Vidolé" de que ela é foi fundadora.
Advogada de formação e fundadora do Partido Renascentista do Benin (RB), Rosine Soglo foi deputada várias vezes, sob a bandeira do partido que criou para unir os beninenses em torno das ações do seu marido, então Presidente do República.
A ativista pela causa dos pobres, mulheres e crianças sempre se destacou politicamente, mas também nas obras sociais através da ONG VIdolé, uma associação de caridade para mulheres e crianças pobres.
De todas as primeiras-damas conhecidas pelo Benin desde a sua independência, Rosine Soglo continua a ser a única a ter gravado o seu nome em letras douradas na história do seu país, pois sabia dar o seu ponto de vista e sobretudo denunciar com veemência as falhas dos diferentes poderes do Benin democrático.
Em repouso médico em Paris desde junho passado, o seu marido icéphore Soglo voltou a Cotonou na noite de terça-feira.
O ex-ministro Galiou Soglo, filho mais novo do casal, era o único presente no momento do falecimento da mãe, uma vez que o seu irmão Lehady Soglo, ex-presidente da Câmara Municipal do Cotonou, está exilado, em França.
-0- PANA IT/JSG/MAR/IZ 01set2021