Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos impuseram terça-feira sanções económicas contra Zineb Soumah Jammeh, antiga Primeira-Dama da Gâmbia, por alegados atos de corrupção.
De acordo com um comunicado do Departamento de Estado americano, Zineb Jammeh é suspeita de controlar vários ativos estrangeiros do seu marido, Yahya Jammeh, "o ex-líder notoriamente corrupto da Gâmbia, que foi sancionado pelo Departamento do Tesouro, em 2017 ".
Além disso, o Departamento de Estado designou, em dezembro de 2018, Zineb Jammeh como "um membro imediato da família de Yahya Jammeh", envolvido em corrupção a grande escala.
Os seus filhos foram também proibidos de entrar nos Estados Unidos, em 2018.
De acordo com o Departamento de Estado, "Zineb Jammeh está visada por ter ajudado, patrocinado e apoiado materialmente o seu marido. Ela usou a sua fundação e as suas instituições de caridade como uma cobertura para facilitar a transferência ilícita de fundos para o seu marido.
Segundo o comunicado, os Estados Unidos utilizam as sanções económicas para promover a responsabilização daqueles que ajudaram ou facilitaram a corrupção perpetrada por figuras como Yahya Jammeh, que abusaram das suas posições de poder para os seus próprios interesses.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/IZ 16set2020