Harare, Zimbawe (PANA) – Os restos mortais do ex-Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, foram inumados sábado em Zvimba, na propriedade da missão de Kutama e sua terra natal.
O Governo queria sepultar Mugabe, de 95 anos de idade, no National Heroes Acre, em Harare, num mausoléu especialmente construído para os heróis nacionais, mas a família venceu finalmente a batalha pelo local do seu último descanso.
O jornal Herald noticiou que o porta-voz da família, Leo Mugabe, declarou sexta-feira última que o antigo líder seria sepultado no pátio familiar de Kutama, a quase 90 quilómetros a oeste de Harare.
Um serviço fúnebre foi relalizado para ele a 14 de setembro corrente, durante o qual vários dirigentes africanos presentes e passados prestaram homenagem ao finado, descrevendo-o como um defensor dos direitos dos Africanos.
Mugabe conduziu o Zimbabwe à independência em 1980 e foi o primeiro primeiro-ministro deste país da África Austral. Ele tornou-se Presidente em 1987 e dirigiu o país até 2017, quando foi derrubado pelos militares.
-0- PANA MA/AR/MTA/BEH/FK/IZ 29set2019