Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente zambiano impedido de viajar para África do Sul

Lusaka, Zâmbia (PANA) - O antigo Presidente da Zâmbia, Rupiah Banda, foi impedido sexta-feira por agentes de migração do aeroporto internacional Kenneth Kaunda, em Lusaka, de deixar o país para a África do Sul, soube-se de fontes oficiais.

O Tribunal Supremo de Lusaka ordenou quinta-feira a devolução do passaporte de Rupiah Banda, que foi processado por corrupção, para lhe permitir viajar para a África do Sul.

O antigo chefe de Estado devia viajar num da South African Airways sexta-feira para responder a um convite do Centro Presidencial Africano da Universidade de Boston, que acolhe a Mesa Redonda Presidencial Africana de 2013 em Joanesburgo.

Apesar de a decisão do Tribunal Supremo ter sido comunicada aos agentes de migração, eles afirmaram que nada podiam fazer e que aplicavam ordens superiores.

O Tribunal Supremo alegou que a viagem do antigo Presidente não era de risco, pois os seus filhos vivem na Zâmbia e o convite provinha duma fonte credível, mostrando que ele é reconhecido e respeitado no plano internacional.

Em abril, ignorando a decisão de um magistrado, o antigo Presidente zambiano foi bloqueado quando se preparava para embarcar num avião da Kenya Airways para Nairobi para assistir à investidura do Presidente queniano, Uhuru Kenyatta.

-0- PANA MM/VAO/AKA/TBM/IBA/CJB/TON 08jun2013