Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O ex-Presidente sul-africano, Jacob Zuma, apelou aos seus compatriotas para doarem dinheiro para o ajudar a financiar as suas inúmeras batalhas jurídicas.
Falando em seu nome, a Fundação Jacob Zuma pediu "humildemente" terça-feira doações que podem ser depositadas na sua conta domiciliada no Banco Capitec.
Zuma, que cumpre uma pena de 15 meses de prisão por desafiar o Tribunal Constitucional, está envolvido em várias batalhas judiciais, particularmente sobre um contrato de compra de armas de vários milhões de rands, nos anos 90.
Nesse processo, o antigo estadista sul-africano é acusado de 18 crimes de fraude, corrupção e branqueamento de dinheiro.
Zuma causou indignação geral, em novembro de 2020, quando, sem autorização do juiz, abandonou a sala do tribunal onde estava a ser ouvido no quadro do inquérito sobre a captura do Estado.
O juiz Raymond Zondo, que conduzia o inquérito sobre acusações de corrupção por atos praticados nos nove anos de mandato de Zuma, pediu que este fosse condenado a dois anos de prisão.
Na sua reação, Zuma atacou ferozmente o Tribunal Constitucional e a magistratura como um todo, alertando para uma "ditadura judiciária que ameaça a estabilidade do país".
-0- PANA CU/AR/NFB/JSG/DIM/IZ 25ago2021