Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente nigerino lidera missão de observação eleitoral da CEDEAO na Guiné-Bissau

Lagos, Nigéria (PANA) – O antigo Presidente interino do Níger, Salou Djibo, foi designado pela Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para liderar a sua missão de observação das eleições presidenciais previstas para 18 de março corrente na Guiné-Bissau.

Num comunicado transmitido esta segunda-feira à PANA em Lagos, capital económica da Nigéria, a Comissão indica que o general Djibo, que dirigiu o Conselho Supremo para a Restauração da Democracia no Níger (CSRD, Junta militar), entre fevereiro de 2010 e abril de 2011, estará à frente da missão de 80 membros que será enviada para a Guiné-Bissau.

Os outros elementos da missão são membros do Conselho dos Anciãos da CEDEAO, representantes do Parlamento e do Tribunal de Justiça da CEDEAO, peritos jurídicos e eleitorais das Comissões Eleitorais Nacionais dos Estados-membros, peritos eleitorais do Centro Internacional de Formação em Manutenção da Paz "Koffi Annan" de Accra (Gana) bem como representantes de organizações da sociedade civil da África Ocidental.

Antes do seu desdobramento, a missão de observação da CEDEAO vai encontrar-se com responsáveis da Comissão Eleitoral Nacional, do Governo, das Forças de Segurança, das missões diplomáticas e das organizações da sociedade civil, na Guiné-Bissau, para discutir e avaliar os preparativos do escrutínio.

Estas eleições presidenciais, que se seguem à morte, a 9 de janeiro de 2012, do Presidente eleito Malam Bacai Sanhá, são consideradas como essenciais para a estabilização política e a aplicação do roteiro sobre a Reforma do Setor da Segurança (RSS) na Guiné-Bissau.

Os chefes de Estado da CEDEAO autorizaram o desembolso de 63 milhões de dólares americanos como contribuição da região para a RSS e mandataram a assinatura dum Protocolo de Acordo Bilateral entre a CEDEAO e o Governo da Guiné-Bissau a fim de acelerar o processo.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 12março2012