Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente nigeriano recebe candidato de oposição às presidenciais de fevereiro

Abeokuta, Nigéria (PANA) - O ex-Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, recebeu terça-feira última um opositor candidato às eleições presidenciais de fevereiro próximo, general reformado Muhammadu Buhari, na sua residência na antiga cidade de Aboekuta, no sudoeste da Nigéria.

Acompanhado por responsáveis do seu partido, o general Buhari reuniu-se com Obasanjo, ex-Presidente nigeriano, à porta fechada durante cerca de 30 minutos mas os pormenores desta reunião ainda não são conhecidos, embora tudo leve a crer que terá versado sobre as eleições gerais em fevereiro próximo.

"Quando soube que visitou o Estado de Ogun, não estava certo de que ia passar por aqui. Mas Instei os meus colaboradores a suspenderem todas as suas atividades para o receberem", declarou Obasanjo ao seu hóspede aquando da sua chegada.

"Você sabe que tenho o cartão de membro dum outro partido, mas o que é mais importante para mim é a Nigéria. Na sua campanha, você fala da corrupção, da segurança, da agricultura, da oportunidades de emprego. Tudo bem. Mas gostarei que falasse das infraestruturas".

Numa breve declaração, o candidato do Congresso de Todos os Ptogressistas (APC), principal partido de oposição, indicou que o seu movimento vai combater a corrupção e a insegurança e vai dar prioridade à criação de empregos, à agricultura e à diversificação da economia.

A delegação de Buhari deslocou-se depois ao Palácio do Monarca de Egbalang, Oba Adedotun Gbadebo, antes de partir para o estádio M.K.O Abiola internacional, onde devia manter um comício.

Obasanjo, antigo presidente do conselho executivo do Partido Democrático dos Povos (PDP), no poder, reuniu-se segunda-feira à noite com o atual chefe de Estado, Goodluck Jonathan, no mesmo contexto.

-0- PANA SB/VAO/FJG/BEH/SOC/MAR/DD 14jan2015