Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente mauritano pede continuação da luta contra golpe

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi, ex-Presidente mauritano derrubado militarmente a 6 de Agosto de 2008, apelou segunda-feira aos seus compatriotas para a continuação da luta para abortar o golpe de Estado no país.
Numa declaração distribuída à imprensa na capital mauritana, Nouakchott, Abdallahi exorta a Coordenação Nacional para a Defesa da Democracia (CNDD), uma coligação de partidos opostos ao golpe, bem como todas as forças vivas e os cidadãos de boa vontade, independentemente das suas filiações partidárias, a prosseguir a luta por meios pacíficos e responsáveis até ao fracasso do golpe de Estado e à restauração da legalidade constitucional".
Sidi Ould Abdallahi, primeiro Presidente democraticamente eleito da Mauritânia (Março de 2007), incentivou os Mauritanos a preservar os seus acervos democráticos realizados sob o regime da legalidade constitucional e "pôr termo às práticas arbitrárias com adversários políticos".
Ele saudou a organização com "êxito" dum comício popular quinta-feira passada pelos partidos políticos opostos ao golpe de Estado, e homenageou "os presos de opinião", entre os quais o antigo primeiro- ministro, Yahya Ould Ahmed Waghef.
Nos próximos dias, o Conselho de Segurança das Nações Unidas vai estatuir sobre o dossiê das sanções visadas pelo Conselho de Paz e Segurança da União Africana contra a Junta mauritana visando torná- las universais.