Ex-Presidente maliano Ibrahim Boubacar Kéita regressa a Bamako
Bamako, Mali (PANA) - O ex-Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, regressou a Bamako, na quarta-feira à noite, após tratamento médico, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, soube a PANA de fonte oficial.
Ibrahim Boubacar Keita deixou Bamako, a 6 de setembro último, para tratamento médico nos Emirados Árabes Unidos, na sequência de uma súbita deterioração do seu estado de saúde.
Ele foi destituído do poder, a 18 de agosto último, e detido pela Junta militar, em Kati, uma guarnição situada a cerca de 15 quilómetros da capital do Mali.
A partida do antigo Presidente maliano para os Emirados foi negociada entre o Comité Nacionalo de Salvação do Povo (CNSP), que tomou o poder no Mali, e pepeala Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que estava envolvida na resolução da crise sócio-política no país.
Esta crise foi marcada, a partir de 5 de junho de 2020, por uma série de manifestações organizadas pelo Mouvement du 5 juin-Rassemblement des forces patriotiques (M5-RFP), que exigiram a demissão de Ibrahim Boubacar Keïta e do seu Governo por "má governação" e "má gestão" da crise multifacetada que atraverssava o Mali desde 2012.
O M5-RFP, na origem da queda do Presidente Keita, foi composto por vários partidos políticos da oposição e associações da sociedade civil e colocado sob a autoridade moral do influente imã Mahmoud Dicko, antigo presidente do Alto Conselho Islâmico do Mali (HCIM).
O antigo chefe de Estado maliano, com 75 anos de idade, foi finalmente deposto por uma parte do Exército a 18 de Agosto último, depois de ter sido eleito, em 2013, e reeleito em 2018.
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 22out2020