Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente malawí impedido de se candidatar para terceiro mandato

Blantyre- Malawi (PANA) -- A Comissão Eleitoral do Malawi (MEC) decidiu impedir o ex-Presidente Bakili Muluzi de se candaditar às eleições presidenciais de 19 de Maio por já ter exercido dois mandatos de cinco anos previstos pela Constituição.
"A Comissão Eleitoral do Malawi analisou e aceitou os documentos de nomeação de todos os candidatos presidenciais para as eleições gerais de 19 de Maio excepto o da Frente Democrática Unida (UDF), Dr.
Bakili Muluzi, por já ter cumprido dois mandados de cinco anos previstos pela Constituição", indica um comunicado.
Muluzi estava entre os oito postulantes às eleições presidenciais que submeteram as suas candidaturas à Comissão Eleitoral em Janeiro.
Deste modo, o ex-partido no poder vai participar nas eleições sem um candidato, apesar de Muluzi poder recorrer aos tribunais, mas as possibilidades de recusa da decisão da MEC são muito remotas.
Muluzi cumpriu dois mandatos consecutivos de cinco anos como Presidente (1999-2004), mas alega que depois duma pausa de cinco anos ele é elegível.
Com a recusa da candidatura de Muluzi, apenas dois postulantes vão disputar as eleições, nomeadamente o Presidente Bingu wa Mutharika e o político veterano da oposição John Tembo.