Ex-Presidente ivoiriense Laurent Gbagbo promete regressar em breve à casa
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O ex-Presidente ivoiriense, Laurent Gbagbo, anunciou terça-feira última pensar em regressar ao seu país após uma ausência de 10 anos devido aos seus problemas judiciais perante o Tribunal Penal Internacional (TPI), soube a PANA de fonte oficial.
"Após 10 longos anos de ausência do país e na sequência da minha absolvição pelo Tribunal Penal Internacional, em breve estarei convosco", escreveu Gbagbo num comunicado.
Prestou homenagem "a todas as vítimas, a todos aqueles que perderam a vida na luta pela democracia no nosso país".
"Com o meu regresso, pretendo tomar o meu lugar no processo de reconciliação nacional e contribuir para o restabelecimento dos laços de fraternidade, convívio e solidariedade que sempre caracterizaram o nosso povo", prometeu, saudando a criação de uma comissão nacional incumbida de o acolher, por iniciativa do seu partido, a Frente Patriótica Ivoiriense (FPI).
Esta declaração do ex-Presidente ivoiriense chega surge quatro dias antes das eleições legislativas na Côte d'Ivoire.
"Exorto todos os nossos cidadãos a votarem massivamente nos nossos candidatos nos distritos eleitorais onde estamos sozinhos, ou seja, em aliança com o PDCI-RDA (oposição).", disse.
Laurent Gbagbo está em liberdade condicional na Bélgica, após a sua absolvição em primeira instância pelo TPI e deverá regressar à Côte d'Ivoire em meados de março corrente, anunciou no final de fevereiro último, o seu partido numa briefing com a imprensa.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 03março2021