Ex-Presidente inculpado por corrupção no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – O deposto Presidente sudanês, Omar El Bechir, foi detido por corrupção, anunciou quinta-feira a Procuradoria geral da República do Sudão.
Estas acusações foram feitas no termo de todos os inquéritos relativos ao processo judicial contra o ex-chefe de Estado sudanês, derrubado em abril último por um golpe de Estado militar, resultante de um descontentamento popular generalizado, consequente da triplicação do preço do pão no país em finais de 2018.
A Agência Sudanesa de Notícias (SUNA, sigla em inglês) revela que El-Bechir foi inculpado por “posse de divisas estrangeiras, aquisição de riquezas de maneira suspeita e ilegal e por ter exigido o estado de emergência”, no auge do descontentamento popular.
As discussões entre o Conselho Militar de Transição (TMC) e responsáveis dos contestatários estão num impasse desde maio último, por falta de consenso sobre a composição do futuro conselho soberano do país.
Este bloqueio desembocou na repressão, a 03 de junho corrente, numa contestação pelas forças de segurança, que fizeram 100 mortos, segundo manifestantes.
A União Africana suspendeu a participação do Sudão em todas as suas atividades até ao estabelecimento duma autoridade civil de transição.
O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed lidera uma missão de mediação visando relançar estas negociações neste país.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 14junho2019