Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O deposto Presidente guineense, Alpha Condé (de 83 anos de idade), recusou-se a receber quadros do seu partido, segundo o porta-voz do Governo, Ousmane Gaoual Diallo.
Ousmane Diallo é cumulativamente ministro da Habitação e membro influente da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG), principal partido da oposição.
Condé foi destituído, a 05 de setembro último por uma Junta militar.
Numa entrevista a uma rádio privada local, o governante guineense disse que o ex-ocupante do Palácio Sékhoutoureya, citando o coronel Mamady Doumbouya, Presidente da Transição, não quiz reunir-se com os seus camaradas de partido por se sentir traído por eles.
O Comité Nacional para o Reagrupamento e Desenvolvimento (CNRD) anunciou segunda-feira a transferência de Condé para o domicílio da sua esposa, Hadja Djènè Kaba, em Landréah, no município de Dixinn.
O porta-voz do Governo afirmou que o ex-Presidente beneficiará de uma certa liberdade para se reunir com os seus visitantes.
Desde a tomada do poder, o antigo Presidente guineense foi conduzido ao Agrupamento das Forças Especiais, dirigido pelo coronel Doumbouya, antes de ser transferido para o Palácio Mohamed V, no Município de Kaloum, onde o Presidente da Transição instalou os seus escritórios..
A sua esposa, em tratamento médico no estrangeiro, bem antes do golpe de Estado, publicou uma mensagem de agradecimento na sua página Facebook em direção ao líder da junta.
-0- PANA AC/JSG/SOC/FK 30nov2021