Ex-Presidente do Botswana Ian Khama boicota investidura de seu sucessor
Gaborone, Botswana (PANA) - O ex-Presidente do Botswana, Seretse Khama Ian Khama, boicotou o emposse do quinto Presidente do Botswana, Mokgweetsi Masisi.
A cerimónia teve lugar em Gaborone, capital do Botswana, na manhã de 1 de novembro de 2019.
Ian Khama, muito amargurado e líder da nova oposição da Frente Patriótica do Botswana (BPF), um seu irmão, Tshekedi Khama, que ganhou um assento parlamentar sob a bandeira da BPF, e o presidente do BPF, também boicotaram a cerimónia de emposse do novo chefe do Estado tswanês.
Ian Khamar fezx tudo para derrotar o seu opositor, o Presidente Masisi, juntando-se a todos os partidos da oposição do país nas eleições gerais de 2019.
Muitos candidatos derrotados do partido no poder às eleições legislativas também boicotaram a cerimónia, incluindo o presidente da coligação de partidos de oposição, o presidente da Frente Patriótica do Botswana, Biggie Butale, que perdeu o seu assento e denunciou "uma fraude massiva".
O presidente da UDC, Duma Boko, que perdeu o seu assento parlamentar para um candidato do Partido Democratao do Botswana, também não compareceu à cerimônia.
Estiveram presentes presidentes e dignitários de Angola, do Eswatini, da África do Sul, das Seichelles, do Rwanda, da Namíbia, de Moçambique, da Zâmbia, do Zimbabwe e de muitos outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A fim de permitir uma transmissão nacional da cerimónia de inauguração presidencial, o Gabinete do Presidente contratou a Botswana Fibre Networks (BoFiNet) para coordenar um ampla publicidade e conetividade para a inauguração do Presidente, transmitindo o evento em diferentes partes do país.
A cerimónia foi transmitida ao vivo em 54 cidades e vilas identificadas em todo o país.
A HUB TV, parceira da Combi TV para jovens, transmitirá ao vivo em 30 combinações de transportes públicos (meios de transporte locais utilizados) em Gaborone, que servem vários destinos, e no Facebook.
-0- PANA MS/VAO/ASA/BEH/DIM/DD 02nov2019