Ex-Presidente do Botswana Festus Mogae novo chanceler da Universidade Amref no Quénia
Gaborone, Botswana (PANA) – O ex-Presidente do Botswana, Festus G Mogae, foi investido sexta-feira como primeiro chanceler da Universidade Internacional Amref, em Nairobi, no Quénia.
Mogae, que vai ocupar esta função durante cinco anos, exprimiu a sua alegria depois desta nomeação, afirmando que considera este facto como uma oportunidade para alargar o seu quadro de trabalho sobre HIV a todo o sistema de saúde.
Felicitou a Amref Health África pela sua ideia visionária de desenvolver uma instituição que vai transformar as ciências da saúde no continente.
"Formar profissionais de saúde vai contribuir para a realização da Cobertura Sanitária Universal e fazer as últimas mudanças sobre a saúde para África pelos Africanos”, disse o ex-Presidente tswanês.
A Universidade Internacional Amref (AMIU) é uma instituição de ensino superior especializada na formação em ciências da saúde, e pertence inteiramente à Amref Health Africa.
A AMIU foi criada pela Amref Health Africa, que tem mais de 60 anos de experiência em matéria de educação de formação e de prestação de cuidados de saúde de qualidade às populações.
A AMIU formou líderes e influenciou a prática da saúde pública em África durante mais de 40 anos, no quadro do Centro de Formação Internacional Amref (AITC), o organismo que a antecedeu.
A Universidade ministra aulas em ciências da saúde com o objetivo de desenvolver progressivamente programas inovadores que tomem em conta as necessidades atuais e futuras das populações africanas.
A AMIU dispõe atualmente de um instituto de pesquisa, de inovação e de acompanhamento e uma Escola das Ciências da Saúde com cinco departamentos- Prática da Saúde Comunitária, Gestão e Desenvolvimento dos Sistemas de Saúde, Cuidados Enfermeiros, Ciências de Laboratório e Formação às profissões de saúde.
-0- PANA MS/MA/NFB/TBM/MAR/IZ 04out2019