Cotonou Benin (PANA) - O ex-Presidente do Benin, Boni Yayi (2006-2016), saudou terça-feira a devolução de 26 tesouros reais do seu país pela França, soube a PANA de fonte oficial.
"Saúdo a coragem e a abertura do Presidente francês (Emmanuel Macron). Obrigado ao Presidente da República do Benin (Patrice Talon) pela diligência de que deram prova e ao nosso valente povo tão dedicado à sua cultura e herança", escreveu Yayi Boni na sua página do Facebook.
“Pela primeira vez na história, a França restitui algumas das obras saqueadas a uma das suas ex-colónias. Uma coisa impossível ontem, uma realidade hoje, com o Benin como beneficiário, e que se torna num pioneiro em tal escala. Isto prova aos nossos antepassados que a luta pela liberdade e pelo controlo da nossa história passada, presente e futura, nunca foi abandonada”, regozijou-se, convidando África a saber sempre contar com o Benin.
Vinte seis obras rececionadas terça-feira em Paris pelo Presidente do Benin, Patrice Talon, serão oficialmente entregues nesta quarta-feira durante uma cerimónia oficial em Cotonou, soube a PANA de fonte oficial.
-0- PANA IT/JSG/MAR/DD 10novembro2021