Lusaka, Zâmbia (PANA) - O ex-Presidente zambiano, Rupiah Banda, foi diagnosticado com cancro, anunciou sábado o seu gabinete num comunicado.
De acordo com Chibeza Mfune, vice-administrador do gabinete de Rupiah Banda, o quarto Presidente da Zâmbia de 83 anos de idade decidiu anunciar a sua doença por já ter servido os Zambianos como Presidente republicano.
"Fiz este anúncio em reconhecimento do facto de que, embora se trate de um assunto pessoal e privado, que inicialmente só era do conhecimento dos meus parentes mais próximos, o povo zambiano, que me deu a honra de me servir como chefe de Estado e ao qual estarei eternamente grato e endividado, merece saber que me foi diagnosticado cancro", disse.
Banda lembrou que perdeu a sua primeira esposa, Hope, na sequência de um cancro e que, quis o destino, a sua atual mulher e ex-Primeira-Dama, Thandwe, "é uma sobrevivente do cancro".
Portanto, "os seus conselhos, encorajamento e apoio, nascidos da sua experiência após ter lutado com sucesso contra este tipo de doença, são para mim uma grande fonte de inspiração e conforto", acrescentou.
O antigo Presidente pediu o apoio dos Zambianos, afirmando que "enquanto continuo a lutar contra esta terrível doença, peço-vos que rezeis e, com a graça de Deus, serei capaz de a derrotar".
-0- PANA MM/AR/BAI/IS/DIM/IZ 17out2020