Ex-Presidente da Transição guineense recebido por chefe da Junta na Guiné Conakri
Conakry, Guiné (PANA) - O chefe da junta guineense no poder, o coronel Mamady Doumbouya, recebeu, na noite de sexta-feira, o ex-Presidente da Transição, o general reformado Sekouba Konaté, que regressou no mesmo dia do exílio, soube a PANA de fontes corroborantes.
O general Sekouba Konaté, que passou o testemunho em 2010 ao então Presidente eleito, Alpha Condé, foi recebido no Aeroporto Internacional Ahmed Sekou Touré por vários parentes.
Em breve declaração à imprensa, Konaté fez questão de prestar "uma vibrante homenagem" ao presidente do Comité Nacional para a Coligaçāo e Desenvolvimento (CNRD), que destituiu Alpha Condé a 5 de setembro último.
O coronel Doumbouya respondeu favoravelmente aos pedidos de regresso ao país do general Konaté, ao paso que o seu antecessor, o capitão Moussa Dadis Camara, voltou quarta-feira de Burkina Faso, onde residia desde 2009, depois da tentativa do seu assassinato pelo seu ajudante de campo, Aboubacar Toumba Diakité.
Afetuosamente chamado de "El Tigre" (nome de guerra na linha frente) pelos que lhe são próximos, o general Konaté elogiou o "espírito de abertura" defendido pelo presidente do CNRD, a junta no poder, bem como o seu "elevado sentido de responsabilidade."
“Ao longo da minha vida, sempre me dediquei à paz e estabilidade do nosso país. Aposto no ideal de uma sociedade livre e democrática em que todos vivam juntos em harmonia e com iguais oportunidades (…)”, afirmou.
Natural da região da Savana ou Alta Guiné, como chefe da junta, desde sua saída do poder, Konaté viveu entre Marrocos, Etiópia, França e Estados Unidos da América.
-0- PANA AC/JSG/MAR/DD 25dez2021