Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente cabo-verdiano chefia missão eleitoral na Guiné-Conakry

Praia- Cabo Verde (PANA) -- O antigo Presidente de Cabo Verde, António Mascarenhas Monteiro, vai liderar uma missão promovida pelo Instituto Nacional Democrático (NDI) dos Estados Unidos às eleições presidenciais de 27 de Junho corrente, na Guiné-Conakry, apurou a PANA na cidade da Praia.
Fonte próxima do ex-chefe de Estado revelou terça-feira que Mascarenhas Monteiro já se encontra naquele país da África Ocidental para contactos com os líderes dos principais partidos políticos, líderes cívicos e organizações da sociedade civil.
Nascido a 16 de Fevereiro de 1944, António Mascarenhas Monteiro foi Presidente de Cabo Verde de 1991 a 2001, depois de vencer as primeiras eleições multipartidárias que marcaram a abertura política do país, em 1990.
A missão do NDI integra também o constitucionalista maliano Amidou Dabaté, a ex-ministra dos Direitos Humanos da República Democrática do Congo, Marie Madeleine Kalala, e o general Fernand Amoussou, do Benin, antigo comandante das forças das Nações Unidas na Côte d'Ivoire.
As eleições presidenciais de 27 deste mês na Guiné-Conakry vão marcar o regresso ao pluralismo político de facto num país que, desde Dezembro de 2008, é liderado por uma Junta Militar, que tomou o poder logo a seguir à morte do Presidente Lansana Conté.
Às presidenciais de 27 de Junho próximo concorrem mais de duas dezenas de candidatos.