Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente cabo-verdiano candidato à Personalidade Africana de 2011

Praia, Cabo Verde (PANA) - O antigo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, é um dos cinco candidatos a Personalidade Africana de 2011, galardão atribuído pela revista Forbes para distinguir "o indivíduo que, para o melhor e para o pior, tenha tido maior influência sobre os acontecimentos" em África em 2011, apurou a PANA sexta-feira de fonte segura.

Durante o ano passado, a equipa editorial da Forbes África elaborou uma longa lista inicial, tendo de seguida os seus editores seniores e equipa de pesquisa limitado a mesma a cinco personalidades.

Para além de Pedro Pires (chefe do Estado de CaboVerde de 2001 a 2011), figuram nesta lista final a Presidente da Libéria e uma das vencedoras do Prémio Nóbel da Paz 2011, Ellen Johnson-Sirleaf, um empresário nigeriano, Aliko Dangote, o governador do Banco Central da Nigéria, Sanusi Lamido Sanusi, e a primeira mulher africana a vencer o Prémio Nobel da Paz em 2004 pela sua actividade política em prol do meio ambiente, a Queniana Wangari Muta Maathai, que morreu em setembro último de cancro.

O ex-chefe de Estado cabo-verdiano foi o vencedor este ano do prémio da Fundação Mo Ibrahim, avaliado em cinco milhões de dólares americanos, instituído pelo portador do mesmo nome, um multimilionário de origem sudanesa, para reconhecer e premiar a excelência na liderança africana.

O prémio Mo Ibrahim, o maior atribuído no mundo inteiro, é concedido a um ex-chefe de Estado africano eleito democraticamente, que tenha cumprido com um mandato constitucionalmente definido e cessado funções nestes últimos três anos.

-0- PANA CS/DD 05nov2011