Bujumbura, Burundi (PANA) - As exéquias do ex-Presidente burundês, Pierre Buyoya, vão ser realizadas, no Mali, numa data a ser precisada ulteriormente, soube-se este domingo de fonte familiar.
Presidente do Burundi de 1987 a 1993 e de 1996 a 2003, Pierre Buyoya faleceu quinta-feira última, em Paris (França), aos 71 anos de idade, oficialmente vítima de coronavírus (covid-19).
Num comunicado, «a esposa, os filhos e os netos » anunciam que o funeral do finado se realizarão, no Mali, onde este último e a esposa residiam, há alguns anos.
A família exprime a sua « profunda gratidão às autoridades malianas, à Comissão da União Africana (CUA) e a todos os que manifestaram a sua solidariedade nestes momentos de duras provas.”
Bamako já se tinha oferecido para organizar o funeral do estadista que foi recentemente alto representante da União Africana (UA), no Mali e Sahel.
« Aquele que nós lamentamos hoje foi um grande Burundês, um grande Africano, um grande Saheliano e, enfim, um grande Maliano, o nosso compatriota. Nós lamentá-lo-emos”, declarou calorosamente, o Presidente maliano da transição.
O major Buyoya tinha sérios problemas judiciais no seu país de origem onde ele tinha sido condenado, em outubro último, à prisão perpétua num caso de assassinato do seu sucessor, Melchior Ndadaye, em 1993.
Um outro antigo chefe do Estado burundês, Pierre Nkurunziza, morreu brutalmente a 08 de junho último, quando ele se preparava para entregar o poder ao seu sucessor eleito, o general Evariste Ndayishimiye.
-0- PANA FB/IS/FK/IZ 20dez2020