Agência Panafricana de Notícias

Ex-Presidente brasileiro na Guiné Conakry para lançar projeto de caminho-de-ferro

Conakry, Guiné (PANA) – O antigo Presidente do Brasil, Lula da Silva, chegou segunda-feira à noite a Conakry para participar, esta terça-feira, na cerimónia de lançamento da primeira pedra dum projeto de caminho-de-ferro de 662 quilómetros entre a capital guineense e Kankan, uma cidade situada no leste do país.

O projeto será realizado pela empresa brasileira BSGR Valley, envolvida na exploração das minas de ferro do Simandou, no leste da Guiné Conakry.

Acolhido à sua chegada pelo primeiro-ministro guineense, Mohamed Saïd Fofana, Da Silva declarou à imprensa que respondia « enquanto simples cidadão brasileiro » a um convite da BSGR Valley, considerando que a futura linha férrea contribuirá para o desenvolvimento da Guiné-Conakry.

Ele sublinhou estar muito interesssado pelo desenvolvimento do continente africano que sofreu da colonização tal como o seu país que, durante muito tempo, andou virado para os Estados Unidos e a Europa antes de olhar agora para África que, aos seus olhos, continua “um continente de esperança”.

Da Silva, cuja duração da estada não foi precisada, será recebido em audiência pelo Presidente Alpha Condé.

Alguns dias após a sua investidura em dezembro passado, o Presidente Condé recebeu uma forte delegação de investidores brasileiros.

-0- PANA AC/AAS/SOC/MAR/IZ 22fevereiro2011