Ex-Presidente Alpha Conde regressa à Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O ex-Presidente guineense, Alpha Condé, regressou a Conakry sexta-feira à noite, após uma estadia médica de três meses nos Emirados Árabes Unidos, anunciou o Comité Nacional de Reunião para o Desenvolvimento (CNRD), a junta militar no poder no país, desde 5 de setembro último.
Num comunicado, o CNRD revelou que Alpha Conde ficará no país mais tempo possível, se a sua saúde o permitir, acrescentando que o mesmo beneficiará de tudo o que a lei prevê na sua qualidade de ex-chefe de Estado.
De acordo com fontes bem informadas, o regresso ao país de Condé por voo especial foi exigido pela junta, que não gostou que este último estivesse recentemente no centro da fuga de um elemento áudio, procurado pela justiça.
O mesmo elemento audio, retomado pela imprensa local, levou à detenção dum médico pessoal do despoto Condé, M'Bemba Kaba, que terá regressado ao país com o mesmo, ao mesmo tempo que o ex-ministro dos Negócios estrangeiros, Ibrahima Kalil Kaba.
No elemento áudio em apreço, amplamente divulgado na imprensa local, Alpha Condé é ouvido como tendo instado militantes do seu partido, a Coligação do Povo da Guiné (RPG Arco Íris), a aderirem à batalha para recuperarem o poder perdido a 5 de Setembro de 2021 naas sequęncia de um golpe de Estado.
Além disso, o ex-chefe do Estado foi visto num pequeno vídeo, celebrando, num palácio dos Emirados Árabes Umidos, o seu 84.º aniversário natalício.
Os dois acontecimentos, fortemente criticados no país, onde várias pessoas, particularmente a classe política e a sociedade civil, apelaram à junta para reprimir Condé.
Os seus ex-colaboradores, incluindo o seu ex-primeiro-ministro, Ibrahima Kassory Fofana, foram enviados para a prisão quarta-feira última por "corrupção e desvio de fundos públicos."
-0- PANA AC/JSG/SOC/DIM/DD 09abril2022