Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - O antigo primeiro-ministro tanzaniano, Frederick Sumaye, abandonou o principal partido da oposição do país, o Chadema, ao qual aderiu pouco antes das eleições gerais de 2015.
Sumaye foi primeiro-ministro durante 10 anos sob a liderança do Presidente Benjamin Mkapa.
Ele disse aos jornalistas, quarta-feira, em Dar es Salaam, que não tinha qualquer intenção de se juntar a outro partido político depois de deixar o Chadema.
A sua decisão surge uma semana depois de perder uma eleição no partido em que ele estava a concorrer para presidente da Zona Costeira.
"O problema começou quando escolhi formulários para concorrer a presidente nacional. Pensei que estava a exercer o meu direito democrático, mas outros membros do partido o perceberam de forma diferente", disse.
Explicou que decidiu candidatar-se ao posto, para eliminar a perceção de que a presidência do partido estava reservada a certos indivíduos.
Alguns ativistas do partido acusam o presidente nacional do Chadema de se agarrar ao poder, depois de 15 anos como presidente do partido e com a pretensão de ser reeleito nas próximas eleições.
-0- PANA EBM/VAO/AKA/DIM/IZ 05dez2019