Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Kadré Désiré Ouédraogo, antigo primeiro-ministro (1996-2000) do deposto Presidente burkinabe Blaise Compaoré, anunciou sábado, em Bobo-Dioulasso, segunda cidade do Burkina Faso, a sua candidatura às eleições presidenciais de 2020.
"Sim, eu serei o vosso candidato no momento oportuno. O meu compromisso convosco é total e eu peço a todos que me acompanhem”, declarou sábado à noite Ouédraogo na Casa da Cultura de Bobo-Dioulasso.
Para o antigo vice-governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), de 1993 a 1996, o Burkina Faso está na encruzilhada política e social e “é preciso lançar uma luta contra a corrupção e o enriquecimento ilícito, reorganizar as instituições, criar uma agricultura eficidente, dar os meios às forças de defesa e segurança”.
A sua candidatura é apoiada pelo « Coletivo para a Candidatura de Kadré Désiré Ouédraogo (KDO) às eleições presidenciais de 2020”, enquanto, desde a destituição do regime de Compaoré, ele se distanciou do Congresso para a Democracia e Progresso (CDP, ex-partido no poder).
-0- PANA NDT/BEH/FK/IZ 17fev2019