Ex-MNE ganense Hanna Serwaa Tetteh nomeada enviada especial da ONU no Corno de África
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou terça-feira a nomeação de Hanna Serwaa Tetteh, antiga ministra ganense dos Negócios Estrangeiros, na qualidade de enviada especial para o Corno de África.
Num comunicado, a ONU sublinha que Tetteh, que sucede a Parfait Onanga-Anyanga do Gabão, traz ao seu novo posto várias décadas de experiências a níveis nacional, regional e internacional, "incluindo competências reputadas na mobilização do consenso entre partes envolvidas".
A ONU diz acreditar que essa experiência acumulada de Tetteh ajudará a reforçar a parceria entre a organização mundial, os países do Corno de África e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) no domínio da paz e segurança.
A diplomata ganense era, desde 2019, representante especial do Secretário-Geral da ONU junto da União Africana (UA) e responsável do Gabinete das Nações Unidas junto da Organização Continental (BNUUA).
Antes disso, ela foi diretora-geral do Escritório das Nações Unidas, em Nairobi (Quénia).
Durante o seu mandato como ministra dos Negócios Estrangeiros do Gana, ela integrou o Conselho Nacional de Segurança e o Conselho das Forças Armadas, de 2013 a 2017, depois de ter sido ministra do Comércio e Indústria, de 2009 a 2013.
Entre 2014 e 2015, ela foi presidente do Conselho de Ministros e presidente do Conselho de Mediação e Segurança da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Enquanto ministra do Comércio e Indústria, fez parte da equipa de gestão económica do Governo, do Conselho de Administração da Autoridade para o Milénio do Desenvolvimento e da Comissão Nacional de Planeamento do Desenvolvimento.
Deputada de 2000 a 2005 e de 2013 a 2017, ela cofacilitou o Fórum de Alto Nível para a Revitalização do Acordo sobre a Resolução do Conflito no Sudão do Sul, entre 2017 e 2018.
A nova enviada especial é titular de uma licenciatura em Direito pela Universidade do Gana, em Legon, e está inscrita na Ordem dos Advogados desde 1992.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 23fev2022