Ex-MNE Yacouba candidata-se às presidenciais no Níger
Niamey, Níger (PANA) – O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Níger e atual presidente do Movimento Patriótico Nigerino (MPN, oposição) foi oficialmente investido candidato às presidenciais de 2020-2021, revelou terça-feira a agência nigerina de notícias (ANP).
A investidura teve lugar no termo da Convenção Nacional combinada com o quarto aniversário do partido, realizada segunda-feira, em Niamey.
Segundo a ANP, o ato decorreu na presença dos representantes dos partidos políticos não filiados, da maioria presidencial, da oposição política e dos partidos amigos africanos.
Um resolução votada por unanimidade dos delegados à Convenção indica que o partido investiu Ibrahim Yacouba candidato às eleições presidenciais de 2020-2021, e ele homenageou todas as mulheres e todos os jovens pela “sua mobilização na elevação do MPN apesar das adversidades de toda ordem”.
Ibrahim Yacouba lembrou, no seu discurso, a necessidade de um diálogo político inclusivo com toda a classe política do país, e que o seu programa foi concebido “para que ninguém seja deixado à beira da estrada”.
Durante esta cerimónia, foi adotada uma declaração comum para a criação da Inferafricana Progressista assinada por partidos políticos do Níger, do Burkina Faso, do Tchad e da Guiné-Conakry.
Ibrahim Yacouba é o segundo candidato investido para as eleições presidenciais de 2021, depois de Bazoum Mohamed, atual ministro do Interior e candidato do partido no poder, o Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS).
Outras personalidades de vários outros partidos políticos manifestaram o seu desejo de se candidatar, incluindo Seyni Oumarou do MNSD, Mahamane Ousmane do MNRD e Albadé Abouba do MPR.
-0- PANA SA/BEH/SOC/MAR/IZ 18dez2019