Agência Panafricana de Notícias

Evasão coletiva de prisioneiros em Sebha na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - Os 170 prisioneiros da cidade de Sebha, a cerca de 800 quilómetros de Tripoli, a capital líbia, evadiram-se, anunciou o porta-voz oficial do conselho local, Aboubacre Hamza, que não precisou a data desta evasão.

Segundo ele, os prisioneiros aproveitaram problemas surgidos entre eles e que instalaram uma anarquia total no interior das células para fugir.

Alguns renderam-se depois voluntariamente às autoridades penitenciárias terça-feira à noite, enquanto outros foram capturados pelas forças da ordem, mas vários outros ainda estão em fuga, explicou Hamza.

Segundo ele, as autoridades procuram atualmente compreender como esta evasão coletiva se produziu.

Casos de evasão já foram constatados durante as duas últimas semanas na prisão de Sebha, nomeadamente, devido à deterioração da situação de segurança na cidade que sofreu em meados de abril ataques de homens armados não identificados nos quais, um polícia foi gravemente ferido.

A prisão de "Rachada" na cidade Gharyana, a cerca de 80 quilómetros no sul de Tripoli, registou na semana passada a evasão de cerca de 170 emigrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas, devido à fraqueza dos meios de proteção.

-0- PANA AD/IN/JSG/IBA/MAR/IZ 01maio2013