Agência Panafricana de Notícias

Europa em busca de pontos de convergência com África do Norte sobre migração

Túnis, Tunísia (PANA) – O comissário europeu para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, afirmou segunda-feira à imprensa em Túnis que a resolução dos fluxos de migrantes clandestinos representava “um desafio complicado” para a Europa e os seus parceiros da margem sul do Mar Mediterrâneo.

Avramopoulos, que falava no termo das discussões com o primeiro-ministro tunisino, Habid Essid, precisou que a questão necessitava de ações comuns imediatas para impedir catástrofes e salvar vidas humanas.

Ele insistiu na necessidade de elaboração dum programa a longo prazo para apoiar o sistema ligado à questão dos refugiados e à segurança das fronteiras, bem como à luta contra a migração clandestina, em colaboração com os países emissores.

Ao falar dos domínios de cooperação com a Tunísia, Avramopoulos, que encerra esta terça-feira uma visita de dois dias a este país, indicou que a Comissão se comprometeu a trabalhar com a Tunísia para apoiar a luta contra o terrorismo e o tráfico das armas, saudando os esforços tunisinos para acolher vários migrantes líbios que fogem do seu país devido à situação preocupante prevalecente atualmente.

Segundo um comunicado da Comissão, a visita de Dimitris Avramopoulos e da sua delegação inscreve-se no quadro duma série de visitas destinadas a encontrar, com os países da África do Norte, pontos de convergência nos domínios da segurança das fronteiras e da resolução da questão dos passadores clandestinos.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/TON 12maio2015