Etiópia reabre espaço aéreo em Tigré
Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – A Autoridade da Aviação Civil Etíope reabriu o espaço aéreo, na província de Tigré, no norte do país, exposta a um conflito.
A Agência Etíope de Notícias (ENA) cita uma mensagem publicada na página Facebook da Autoridade da Aviação Civil Etíope a anunciar que o espaço aéreo foi reaberto segunda-feira às 14:00 horas locais.
A fonte explica que esta decisão foi tomada na sequência “ do cumprimento da missão de restauração do Estado de Direito pela Força Nacional de Defesa Etíope (ENDF)”.
Indicou que « os voos domésticos e internacionais que atravessam o espaço aéreo da parte norte da Etiópia podem retomar serviço”.
O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, deslocou-se no último fim de semana a Mekelle, a capital provincial de Tigré, a sua primeira visita a esta localidade desde a eclosão do conflito entre as forças leais ao Governo provincial de Tigré e as ENDF.
« Mantive uma reunião com os responsáveis das nosssas forças de defesa nacional e da administração de Tigré. Os serviços fundamentais das telecomunicações e eletricidade foram restaurados”, declarou o primeiro-ministro Abyi.
Ele disse que o Governo se preparava para dar a ajuda humanitária aos habitantes de Tigré.
O Exército etíope lançou, a 04 de novembro último, uma ofensiva contra a administração de Tigré, depois de as forças sob o comando da administração de Tigré atacarem uma base da ENDF.
Os combates provocaram a deslocação de quase 50 mil pessoas que fugiram para o vizinho Sudão.
-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 15dez2020