Etiópia prepara-se para acolher Conferência Económica Africana de 2023
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Está preparado o cenário para a Conferência Económica Africana de 2023, organizada conjuntamente pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), pela Comissão Económica para África (CEA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A conferência será realizada de 16 a 18 de novembro em formato híbrido, no Centro das Conferências das Nações Unidas em Addis Abeba, na Etiópia.
Este ano, o maior encontro dedicado à investigação e economia no continente centrar-se-á nos “Imperativos para o desenvolvimento industrial sustentável em África”.
Os ministros africanos, os parceiros da ONU e os principais representantes dos sectores de desenvolvimento e privado reunir-se-ão para discutir os desafios e oportunidades que África enfrenta para impulsionar a industrialização verde e sustentável.
A conferência também fornecerá uma plataforma para acadêmicos seniores e jovens pesquisadores apresentarem suas pesquisas orientadas a soluções aos tomadores de decisão.
A Conferência Económica Africana de 2023 centra-se nos esforços para aumentar a industrialização sustentável em África e satisfazer as aspirações da Agenda 2063 do continente, incluindo: Melhor integração nas cadeias de valor globais para impulsionar o crescimento inclusivo.
A Conferência é também o principal fórum pan-africano para discutir desafios e oportunidades económicas emergentes.
O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento organizou pela primeira vez a Conferência Económica Africana em 2006 para melhorar a eficácia das suas operações de desenvolvimento.
A Comissão Económica das Nações Unidas para África juntou-se à organização em 2007 e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em 2010.
Conferências anteriores sublinharam a importância da adaptação das políticas, instrumentos e acordos internacionais e do reforço das capacidades locais dos Estados africanos, a fim de melhor responder às necessidades de África.
-0- PANA VAO/MA/NFB/JSG/SOC/MAR 03NOVEMBRO