Etiópia e RD Congo lançam bases relações bilaterais
Kinshasa, RD Congo (PANA) – A República Democrática do Congo e a República Democrática Federal da Etiópia acabam de lançar bases para a consolidação das suas relações, declarou no fim de semana, em Kinshasa, último a Presidente etíope, Sahle-Work Zewde.
"Nós identificámos muitas coisas que os dois países podem fazer juntos”, sublinhou a Presidente etíope, No termo duma audiência que lhe concedeu o seu homólogo congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo.
Acrescentou estar convencido de que uma nova página se vai abrir no plano económico entre a República Democrática do Congo e a República Democrática Federal da Etiópia.
Os dois países deveriam ter explorado muitas oportunidades no passado, e é preciso, a todo custo, recuperar-se este tempo perdido, frisou.
As relações entre os dois países remontam aos anos de 1960, no quadro das missões de manutenção da paz, lembrou o também ex-diplomata etíope, evocando as avenidas Saio e Gambela, em Kinshasa, que têm os nomes de aldeias etíopes.
"Existem muitas coisas por fazer no quadro das relações económicas”, insistiu Zewde, afirmando que a RD Congo é uma das fontes da economia etíope com 22 voos da “Ethiopian Airlines”(transporadora aérea nacional) por semana entre Kinshasa e Addis Abeba.
A Presidente da República Federal e Democrática da Etiópia, Sahile-Work Zewde , esteve sábado em Kinshasa para uma breve visita de trabalho.
Quando desembarcava, no fim de semana, no aeroporto internacional de N’Djili, em Kinshasa, ela foi acolhida por Jeanine Mabunda, presidente da Assembleia Nacional da RD Congo, ladeada nomeadamente de oficiais das Forças Armadas da RDC (FARDC) e da Polícia Nacional Congolesa (PNC).
-0- PANA KON/BEH/FK/DD 20 maio 2019