Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A Etiópia confirmou o seu quinto caso de coronavírus, um Etíope de 34 anos, chegado de Dubai e que foi isolado num dos centros de tratamento designados para o efeito, na capital Addis Abeba.
O ministro etíope da Saúde, Lai Tadesse, declarou segunda-feira que o paciente foi detetado no aeroporto pelo pessoal do Instituto de Saúde Pública.
A confirmação deste quinto caso, na Etiópia, foi seguida pelo encerramento das escolas e universidades e pela suspensão das concentrações públicas por 15 dias.
O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, anunciou que o Governo suspendeu igualmente todas as concentrações desportivas nos próximos 15 dias, para conter a propagação possível do vírus.
As autoridades etíopes começaram a procurar os contactos do quinto caso.
Para as autoridades sanitárias, a despistagem e a confirmação rápidas destes casos são a confirmação de que as medidas adotadas para lutar contra a doença deram os seus frutos.
Segunda-feira, o Gabinete Eleitoral Nacional Etíope (NEBE) suspendeu os seus trabalhos, depois que um expatriado sul-africano, destacado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), mostrou sintomas do vírus.
Além disso, os responsáveis do Ministério da Saúde convidaram a população a reduzir as atividades que poderm acelerar a propagação do novo coronavírus e igualmente evitar provocar medos ligados ao vírus.
-0- PANA AO/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 16março2020