Agência Panafricana de Notícias

Etiópia acolhe simpósio mundial sobre parceria de desenvolvimento pós-2015

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Um colóquio de dois dias sobre como implementar uma parceria mundial de desenvolvimento pós-2015 realiza-se a partir desta quinta-feira, em Addis Abeba (Etiópia), por iniciativa da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

O encontro, que vai congregar atores diversos de todas as regiões do mundo, tem lugar numa altura em que se aceleram as discussões sobre o programa de desenvolvimento pós-2015, prazo fixado pelas Nações Unidas para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).

O simpósio de alto nível intitulado "uma parceria mundial renovada a favor do desenvolvimento para o período pós-2015" é a primeira de três grandes consultas com vista à cooperação de desenvolvimento ECOSOC 2014.

Durante o fórum, segundo a CEA, os intervenientes vão fazer avançar o diálogo global sobre o futuro da cooperação de desenvolvimento no quadro do pós-2015.

Co-organizado pelo Departamento dos Assuntos Económicos e Sociais da ONU (UNDESA) e pelo Ministério etíope das Finanças e Desenvolvimento Económico, com o apoio da CEA, o evento reunirá mais de 160 altos responsáveis de países desenvolvidos e em desenvolvimento, da sociedade civil, das fundações filantrópicas, do setor privado, dos parlamentares, das coletividades locais e das organizações internacionais.

O objetivo principal é lançar um diálogo sobre como deverá ser a parceria mundial renovada para incentivar a ação de todos os intervenientes e apoiar de modo eficiente a implementação dos objetivos.

"Os participantes terão debates francos e abertos sobre o papel potencial, os princípios, as prioridades estratégicas de uma tal parceria mundial renovada a favor do desenvolvimento, bem como as suas principais caraterísticas, as práticas de trabalho, o papel de controlo reforçado e a responsabilidade para realizar uma tal parceria", indica a CEA.

A cerimónia de abertura contará com as presenças do ministro etíope das Finanças e Desenvolvimento Económico, Sufian Ahmed; do Secretário-Geral Adjunto da ONU para os Assuntos Económicos e Sociais, Wu Hongb, e do secretário executivo da CEA, Carlos Lopes.

-0- PANA AR/SEG/AKA/TBM/IBA/CJB/IZ 06jun2013