Etiópia acolhe conferência de ministros africanos para Estado Civil
Cotonou, Benin (PANA) - A sexta conferência dos ministros africanos para o Estado Civil realizar-se-á em outubro próximo em Addis-Abeba, na Etiópia, soube a PANA junto dos organizadores.
A conferência ministerial decorrerá sob o lema "Dez anos para o APAI-CRVS (Registo Civil e Estatísticas Vitais): Refletir sobre os Progressos e Acelerar os Esforços até 2030 graças a Sistemas Reformados.”
Ela permitirá examinar os progressos realizados no desenvolvimento dos sistemas CRVS nos últimos 10 anos, nomeadamente observando novos desenvolvimentos desde a última conferência ministerial e o prazo iminente da agenda de 2030.
Ajudará os países a compartilharem práticas e estratégias inovadoras para o desenvolvimento do sistema CRVS e fornecerá diretivas políticas sobre as medidas e estratégias prioritárias para a melhoria acelerada dos mesmos sistemas que constituirão a nova estratégia regional de registo e estatísticas do estado civil.
A reunião, que atrairá painelistas de alto nível de África e além-fronteiras, visa identificar ações estratégicas prioritárias que acelerarão os progressos dos sistemas de registo dos factos de estado civil e estastíticas do estado civil em África nos próximos oito anos.
Para o efeito, velará para que progressos consideráveis sejam realizados para se atingir respetivamente 100 por cento de nascimentos e 80 por cento de óbitos, em conformidade com o programa de desenvolvimento sustentável de 2030.
O fórum realizar-se-á sob o formato híbrido (virtual e presencial) e reunirá ministros africanos encarregues do Estado Civil ministros da Saúde dos países selecionados, peritos nacionais provenientes dos Minitérios do Estado Civil, da Saúde, dos escritórios e institutos nacionais de estatísticas.
A eles juntar-se-ão peritos dos gabinetes nacionais de gestão da identidade bem com jovens estatísticos africanos e parceiros de desenvolvimento.
-0- PANA IT/IS/FK/DD 18agosto2022