Agência Panafricana de Notícias

Etiópia acolhe acolhe encontro de alto nível entre os dois Sudão

Cartum, Sudão (PANA) - Dirigentes sudaneses e sul-sudaneses devem encontrar-se domingo próximo semana em Addis Abeba, na Etiópia, para superar obstáculos à resolução das questões ligadas à demarcação das fronteiras, à situação de segurança e à produção petrolífera, de acordo com a Rádio Omdurman (oficial).

De acordo com a fonte, o Presidente sudanês, Omar Hassan el-Béchir, aceitou participar no próximo domingo numa reunião de alto nível com o seu homólogo sul-sudanês, Salva Kiir Mayardit.

A rádio anunciou, quarta-feira, que o Presidente el-Béchir recebeu, terça-feira à noite, duas mensagens dos ex-Presidente sul-africano e presidente do Painel de alto nível da União Africana (AUHIP), Thabo Mbeki, e do primeiro-ministro etíope, Hailemariam Desalegn, transmitidos pelo emissário deste último, Haile Naisan Yuhans, relativas à mesma cimeira.

Segundo o emissário, a mensagem de Mbeki diz respeito à situação da região litigiosa de Abyei (entre os dois países) e convida o Presidente el-Béchir a avistar-se com o Presidente Kiir em Addis Abeba.

As duas partes estão envolvidas em negociações há quase um mês, com o objetivo de resolver as questões pendentes desde a assinatura do Acordo de paz global de 2005 que pôs termo à mais longa guerra civil do continente africano.

Este acordo culminou na separação do Sudão-Sul e na criação, em 2011, da mais jovem nação africana, a República do Sudão-Sul.

Todavia, um certo número de questões difíceis, nomeadamente o litígio sobre Abyei, um triângulo multiétnico rico em petróleo, estão pendentes.

As negociações culminaram erm violentos confrontos suscetíveis de reacender a guerra, até quando interveio a União Africana (UA) para calmar as coisas e desempenhar o papel de medianeiro.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas deu aos dois campos até 22 de setembro para encontrarem um acordo, sob a pena de sofrer sanções.

-0- PANA MO/SEG/NFB/JSG/IBA/CJB/DD 19set2012