Etiópia acolhe 8ª conferência sobre mudança climática e desenvolvimento em África
Cotonou, Benin (PANA) – A oitava Conferência sobre as Mudanças Climáticas e Desenvovimento em África (CCDA-VIII) vai realizar-se, de 28 a 30 de agosto, em Addis Abeba (Etiópia), sob o lema “Intensificar a Ação Climática para Economias Resilientes em África”, soube-se este domingo junto dos organizadores.
Iniciativa do Centro Africano para a Política em matéria de Clima da Comissão Económica para África (CACP/CEA), esta conferência, a mais importante sobre a mudança climática em África, visa dotar África de uma posição unida durante a cimeira sobre a Ação para o Clima, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterrers, e que se realizará em setembro de 2019.
Segundo o coordenador do centro, James Murombedzi, a conferência permitirá discutir sobre os impactos da mudança climática no continente, partindo de exemplos como o ciclone Idai, que matou vários milhares de pessoas na África Austral e destruiu várias infraestruturas estimadas em mais de um bilião de dólares americanos.
"São consequências reais que têm um impacto sobre a vida das pessoas no continente e que serão discutidas durante a reunião, entre outras questões”, sublinhou Murombedzi, acrescentando que a conferência também contribuirá para que a voz de África seja ouvida claramente durante a cimeira de setembro em nova Iorque (Estados Unidos).
A oitava Conferência da CCDA é organizada por ACPC e reúne-se sob os ausprícios do Programa sobre o Clima e Desenvolvimento em África (ClimDev-África). O ClimDeve representa um consórcio composto de instituições de dezenvolvimento africanas chaves nomeadamente, a CEA, a União Africana (UA) e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A sétima edição deste encontro reuniu-se em outubro de 2018 em Nairobi (Quénia) sob o lema: “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento em África: Políticas e Ações que Visam a Efetividade do Acordo de Paris para Economias Africanas Resilientes”.
-0- PANA IT/BEH/FK/IZ 18ago2019