Agência Panafricana de Notícias

Estudo do BM revela explosão da telefonia móvel em África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O número de assinantes de telefone móvel em África passou de 10 milhões em 2000 para 180 milhões em 2007, segundo um estudo do Banco Mundial (BM) apresentado em Addis Abeba, a capital etíope.
Para Richard Scobey, director interino de Integração Regional no BM, a progressão exponencial da telefonia móvel em África explica-se sobretudo pelo dinamismo do sector privado.
"O nosso estudo demonstra claramente que o sector privado investiu perto de 28 biliões de dólares americanos entre 1995 e 2005 para o desenvolvimento das infraestruturas ligadas às tecnologias da informação e da telecomunicação, principalmente o telefone móvel", sublinhou.
Apresentando o estudo intitulado "As Infraestruturas em África: Tempo de Transformação" aos participantes no 13º Fórum para a Parceria com África, Scobey deplorou a carestia do custo das telecomunicações em África.
"O custo da comunicação telefónica em África é seis vezes mais elevado que no Bangladesh, no Paquistão e na Índia.
É preciso acelerar o desenvolvimento do sector pela concorrência para fazer baixar as tarifas", defendeu o director interino de Integração Regional no BM.
O estudo do BM concentrou-se em 24 países da África Subsariana, incluindo a África do Sul e a Nigéria, as duas potências económica do continente.
Ele interessou-se igualmente nas actividades de cerca de 100 operadores de telefonia móvel que exploram licenças nos países avaliados.