Agência Panafricana de Notícias

Estados africanos chamados a formar mais cirurgiões no continente

Dakar- Senegal (PANA) -- O presidente do Comité Científico das 23ª Jornadas de Cirurgia e Especialidades Cirúrgicas na África Subsariana, Bay Karim Diallo, instou segunda-feira em Dakar os Governos africanos a consagrarem meios substanciais à formação de médicos cirurgiões.
"As autoridades devem cada vez mais injectar meios bastante importantes na formação dos médicos cirurgiões e nas especialidades cirúrgicas; senão, será difícil enfrentar o desafio em matéria de saúde pública no domínio da cirurgia", declarou o responsável médico durante uma conferência de imprensa em prelúdio às 23ª jornadas da cirurgia e especialidades cirúrgicas previstas para quinta e sexta-feiras próximas em Dakar.
O encontro deverá permitir a especialistas provenientes dos países da África Ocidental, do Magrebe, da Europa e dos Estados Unidos reflectirem sobre os problemas e as dificuldades, e trocar informações sobre esta matéria.
Diallo indicou que "a cirurgia está confrontada com vários problemas na África Subsariana e deve ser objecto de reflexões para encontrar soluções adequadas, visto que as condições de prática causam muitas vezes problema nalgumas zonas do continente".
Segundo ele, o encontro deste ano versará nomeadamente sobre problemas de higiene e de esterilização hospitalares.