Agência Panafricana de Notícias

Estados Unids exortam Quenianos a envolver-se em reformas

Washington- Estados Unidos (PANA) -- A secretária de Estado norte- americana, Hillary Clinton, instou os Quenianos a tirar bom proveito das oportunidades que as reformas em curso podem criar, nomeadamente pela adopção duma nova Constituição.
"Eu exorto a população queniana bem como os seus líderes a progredir e a realizar normalmente esta reforma que é capital para as gerações futuras", declarou a chefe da diplomacia norte-americana num comunicado divulgado terça-feira em Washington.
Os Quenianos estão a debater um anteprojecto duma nova Constituição que é um ponto preponderante na agenda das reformas do país.
"Eu encorajo os Quenianos a utilizar de maneira satisfatória os 30 dias de discussão para lançar um diálogo de fundo construtivo sobre a adopção duma nova Constituição", disse Clinton.
Para ela, está-se diante duma oportunidade para a população queniana determinar o conteúdo da Constituição e unir-se com vista a "um sistema de Governo protector dos interesses de todos sem olhar à filiação política, à origem étnica ou ainda à pertença religiosa".
A secretária de Estado norte-americana pediu ao Presidente queniano, Mwai Kibaki, e ao seu primeiro-ministro, Raila Odinga, a demonstrar liderança e maior compromisso a um futuro mais pacífico, trabalhando juntos e apoiando a execução da nova Constituição.
"Os Estados Unidos comprometeram-se a apoiar os esforços envidados pela população queniana com vista a aplicar a sua agenda de reformas.
A elaboração e a ratificação duma nova Constituição garantirão uma boa base para um futuro mais pacífico, mais próspero e mais democrático, afirmou a chefe da diplomacia norte-americana.