Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos vêem Cabo Verde como exemplo de "forte e sólida democracia em África"

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os Estados Unidos apreciam o exemplo de Cabo Verde em África como "uma forte e sólida democracia, com a liberdade de imprensa", declarou um senador norte-americano, Chris Coons. 

Coons fez esta declaração no termo de uma audiência que lhe concedeu, segunda-feira última, o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, na  cidade da Praia.

Realçou "os notáveis resultados" obtidos pelo arquipélago cabo-verdiano na vacinação contra a covid-19, frisando que os Estados Unidos e Cabo Verde têm sido parceiros muito próximos nesta matéria.

“Nós fornecemos vacinas ao país (Cabo Verde) e um suporte financeiro, e o vosso Governo e as pessoas de Cabo Verde abraçaram a vacinação, o que ajudou a restaurar o importante setor do turismo no país”, referiu-se.

O senador norte-americano destacou ainda os investimento que o seu país  têm vindo a fazer no treinamento a nível da segurança, a fim de que os militares e os guardas costeiros de Cabo Verde tenham melhor capacidade de atuação.

Chefiada por um senador, Chris Coons, a delegação dos congressistas norte-americanos esteve em Cabo Verde com o objetivo de encontrar novas formas de reforçar a cooperação entre os dois países, segundo a mesma fonte.

De acordo com a Presidência cabo-verdiana, eles vieram também constatar, no local, os resultados de projetos executados com o financiamento dos Estados Unidos, em matéria de segurança alimentar e marítima, mudança climática e econkkia digital. 

 

Disse que ele e a sua comitiva ficaram contentes por terem discutir oportunidades do desenvolvimento de novas formas de cooperação, bem como o histórico dos Estados Unidos e o seu contributo para o desenvolvimento de Cabo Verde.

A próposito, ele afirmou que há disponibilidade para se discutir também sobre investimentos futuros, em termos de capacidade de vigilância, para proteger o vasto oceano controlado por Cabo Verde.

A delegação norte-americana mostrou-se igualmente interessAado numa cooperação económica que trouxesse vantagens para a diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos.

-0- PANA CS/DD  16agosto2022