Estados Unidos suspendem grande parte de ajuda ao Gabão
Washington, DC Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos suspendem grande parte da sua assistência ao Gabão, na sequência do golpe de Estado militar nele ocorrido a 30 de agosto de 2023, soube a PANA de fonte oficial.
"Conforme a seção 7008 da lei anual sobre os créditos do Departamento de Estado, os Estados Unidos suspendem grande parte da sua ajuda ao Governo do Gabão", lê-se num comunicado de imprensa lido pelo porta-voz do Departamento de Estado (Ministério americano dos Negócios Estrangeiros), Matthew Miller.
A ajuda estrangeira foi temporariamente suspensa pelos Estados Unidos, desde 26 setembro último, deu a conhecer Miller, sublinhando no entanto que "a nossa ajuda humanitária, sanitária e educativa mantem-se para o povo gabonês."
O Governo norte-americano igualmente reafirmou o seu compromisso de apoiar o Gabão "na condução de uma transição rápida e duradoura para uma governação civil, democrática", bem como na promoção dos interesses comuns em matéria de segurança no Golfe da Guiné.
Os Estados Unidos dizem retomar a sua ajuda em função das medidas concretas que forem tomadas pelo Governo de transição com vista a instaurar um regime democrático.
Reiteram o seu apoio ao povo gabonês nas suas aspirações à democracia, prosperidade e estabilidade.
De facto, oficiais superiores, liderados pelo general Brice Oligui Nguema, anunciaram, a 30 de agosto último, ter derrubado o então Presidente do Gabão, Ali Bongo (2009-2023), que acabava de ser anunciado como o vencedor das eleições presidenciais, para um controverso terceiro mandato.
O general Brice Oligui Nguema foi empossado desde então enquanto novo chefe do Estado gabonês, tendo prometido supervisionar as próximas eleições livres e equitativas no país.
-0- PANA MA/MTA/JSG/SOC/DD 24outubro2023