Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos solidários com Nigéria na guerra contra terrorismo

Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos condenaram firmemente a recente onda de ataques perpetrados no nordeste da Nigéria pelo grupo terrorista Boko Haram, cujo balanço se estima em cerca de 150 mortos, anunciou um comunicado do Departamento de Estado americano entregue segunda-feira à PANA

Destes ataques, consta o que custou, na semana passada, a vida a 140 pessoas perto duma mesquita situada em Kukawa e um outro contra uma igreja em Potiskum, no Estado de Yobe, no norte do país, e que fez seis mortos entre fiéis.

"Os Estados Unidos solidarizam-se com o povo nigeriano na sua luta contra o extremismo violento. Vamos continuar a trabalhar estreitamente com o Governo nigeriano e os nossos parceiros internacionais para lutarmos contra Boko Haram e ajudarmos as suas numerosas vítimas", anunciou a nota.

Os Estados Unidos apresentam a sua profunda simpatia e suas condolências às famílias e aos amigos das vítimas, prometendo continuar a apoiar os esforços da Nigéria para julgar os responsáveis destes ataques, bem como dos anteriores, diante da justiça.

Anunciaram ainda continuar a sua assistência antiterrorista para ajudar as autoridades nigerianas a desenvolverem uma abordagem global nesta luta contra a ameaça que constitui Boko Haram.

Felicitaram os Exércitos nigeriano, bem como do Tchad, do Níger e dos Camarões pelos êxitos obtidos na luta contra esta seita islamita nigeriana.

O grupo terrorista intensificou o ritmo dos seus ataques desde a 29 de maio de 2015, data de investidura do atual Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, que prometeu esmagar esta insurreição.

O Presidente Buhari visitou, há dias, o Tchad e o Níger e acolheu uma Cimeira da Bacia do lago Tchad e do Benin que tomou a decisão de desdobrar uma força multinacional contra Boko Haram a 30 de julho corrente.

-0- PANA SEG/ASA/JSG/MAR/DD 6julho2015