Estados Unidos saúdam reinstalação de primeiro-ministro no Sudão
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado americano, Antony Blinken, declarou-se encorajado pela reinstalação do primeiro-ministro sudanês deposto, Abdallah Hamdok, e pela decisão de libertar os presos políticos.
"Sinto-me encorajado por relatos de que as negociações em Cartum levarão à libertação de todos os presos políticos, à reinstalação do primeiro-ministro Hamdok, ao levantamento do Estado de emergência e à retomada da coordenação", disse Blinken num tweet.
Ele exortou todas as partes a discutir mais e redobrar de esforços para finalizar as principais discussões relacionadas com a transição para a democracia.
"Reitero o nosso apelo às forças de segurança para se absterem de usar força excessiva contra manifestantes pacíficos", disse Blinken.
Os militares sudaneses reinstalaram o primeiro-ministro Hamdok no domingo, após intensa pressão local e internacional na sequência do golpe de Estado de 25 de outubro.
A Agência de Notícias Sudanesa (SUNA) relata que o líder do golpe e presidente do Conselho Soberano, general Abdel-Fattah al-Burhan, e o primeiro-ministro Hamdok assinaram "um acordo político, estipulando a anulação da decisão de destituir o primeiro-ministro Hamdok" das suas funções.
A SUNA diz que o acordo também prevê a libertação de todos os presos políticos e a implementação do Acordo de Paz de Juba.
O documento apela para a conclusão de todas as instituições do governo de transição através da formação do Conselho Legislativo, do Tribunal Constitucional e da nomeação do presidente do Supremo Tribunal e do procurador-geral.
Defende igualmente a formação de comissões e outras instituições transitórias que devem assumir imediatamente as suas funções, de acordo com os prazos.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 22nov2021