Estados Unidos saúdam papel de rei marroquino para paz no Médio Oriente
Rabat, Marrocos (PANA) - Os Estados Unidos saudaram o rei de Marrocos, Mohammed VI, realçando a sua "voz crucial" na promoção de "uma região do Médio Oriente mais pacífico e mais seguro", soube a PANA de fonte oficial.
Os elógios americanos foram expressos, num comunicado publicado terça-feira última no final de um encontro entre o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos Residentes no Exterior, Nasser Bourita, e o secretário de Estado americano, Antony Blinken, pelo porta-voz do Departamento de Estado americano.
“Este papel reflete-se na liderança de Marrocos, satisfaz as necessidades humanitárias em Gaza (Palestina), apoia a estabilidade na Cisjordânia, e contribui para a revitalização da Autoridade Palestiniana”, lê-se no mesmo comunicado, retomado pela imprensa marroquina.
Os Estados Unidos saúdam "os esforços contínuos de Marrocos a fim de pôr fim ao impasse políticos na Líbia, remediar a instabilidade no Sahel#, segundo a mesma fonte.
Por outro lado, os Estados Unidos reafirmaram no mesmo dia o seu apoio à iniciativa marroquina de autonomia, como “solução séria, credível e realista” para o diferendo regional sobre o Sara.
Também consideram o Plano de Autonomia de Marrocos como “sério, credível e realista.”
Os Estados Unidos e Marrocos reafirmaram nessa ocasião o seu apoio ao enviado pessoal do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Staffan de Mistura, na condução do processo político relativo a este caso, sob a égide das Nações Unidas, a fim de se encontrar “sem mais tardar” uma solução política duradoura.
-0- PANA AT/AD/JSG/DD 03out2024