Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos saúdam cessar-fogo no Estado sudanês de Kordofan-Sul

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos congratulaam com o anúncio feito nesta semana pelo Governo do Sudão de observar um cessar-fogo unilateral de duas semanas no Estado de Sul-Kordofan (sul).

Num comunicado do Departamento de Estado, divulgado quinta-feira última, os Estados Unidos disseram considerá-lo como "um passo inicial positivo para a instauração da estabilidade e a canalização da ajuda às populações afetadas pelas violências desde o início do mês de junho nesta região.

« Os Estados Unidos exortam fortemente o Movimento de Libertação do Povo do Sudão Norte a demostrar a mesma responsabilidade e declarar igualmente um cessar-fogo de duas semanas », escreveu quinta-feira o Departamento de Estado americano que cita a Secretária de Estado Hillary Clinton.

Os Estados Unidos declararam-se encorajados por este anúncio de cessar-fogo unilateral e pela retomada das discussões entre o Governo do Sudão e o Movimento de Libertação do Povo do Sudão Norte, aconselhando as duas partes a retomarem imediatamente as negociações a fim de encontrar um acordo sobre a cessação total das hostilidades e uma resolução do futuro político de Kordofan-Sul e de Blue Nile.

« O Acordo-Quadro assinado a 28 de junho em Addis Abeba (Etiópia) é uma base sólida para estas negociações", indica o comunicado transmido à PANA em Washington.

O texto convida fortemente as duas partes a absterem-se de utilizar o cessar-fogo para reforçar as suas posições militares.

“Os Estados Unidos apoiam o apelo lançado pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos a favor de investigações sobre a situação dos direitos humanos e o respeito pelo direito humanitário internacional em Kordofan-Sul. Os responsáveis pelos ataques contra os civis devem ser julgados », conclui o comunicado.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/DD 26agosto2011